sexta-feira, 6 de março de 2009

Chovem filmes a cântaros


Estava aqui a pensar na quantidade de filmes que repetem todos os anos, em feriados e especialmente na época natalícia. Será que há uma lei que obriga os responsáveis pelas televisões a repetirem os filmes até que o último português veja? Será que eles pensam que sofremos todos de Alzheimer e que o pessoal se esquece?

Passam o filme e pensam que gritamos de alegria.

- Boa! O Titanic outra vez! Mais três horas da minha vida à espera de saber se o barco se afunda!

Não há feriado em que não tenhamos de levar com o John Travolta e o Nicolas Cage. Aquele filme em que eles mudam a cara. O Face Off. Um daqueles filmes que faz a Lili Caneças ligar para o seu cirurgião a gritar:

- Estás a ver?! Estás a ver?!

O Forest Gump, o 60 Segundos – que já passou tanta vez que já se deve chamar “52 Horas e 60 Segundos”. A SIC, então, já repetiu tantas vezes os filmes do 007 que mesmo o senhor Arlindo Lopes, que mora perto de Manteigas, na Serra da Estrela, já sabe as falas de cor e salteado. Mesmo sem saber ler nem escrever.

Um actor qualquer graças à SIC tem uma carreira profissional preenchida.

- Então, quantos filmes fez?
- Quatro, mas dois deles a SIC passou umas 326 vezes. Portanto, é como se tivesse feito uns 401 filmes.

Sabem como é que me dou conta de que é Natal? Passa o Sozinho Em Casa. Mesmo que não houvesse decoração nas ruas, não houvesse Pais Natal nos centros comerciais… Passa o Sozinho Em Casa, é Natal.

A minha dúvida, a partir do Verão, começa a ser essa. Será que este ano o miúdo continua sozinho em casa? Começo a ter pesadelos com isso.
Acordo a meio da noite a gritar:

- Mas quantos Natais vai o raio da família esquecer-se do chavalo?

Ainda por cima com os escândalos que surgiram não há muito tempo, passarem um filme em que dois senhores de quarenta e tal anos andam uma semana a tentar agarrar um miúdo de seis. Não sei não! Só falta chamarem o filme de Sozinho em Casa… Pia!

Eu já estive a pensar muito, e cheguei à conclusão que isto de repetir filmes tem a sua lógica. Os senhores que controlam isto sabem que os portugueses têm um problema: Nunca sabem o nome dos actores e dos filmes.

- Bem, fui ver um filme com aquele… o… Aquele do cabelo assim, que andava no Ferrari. O que entrava no outro com aquela… A loira.

O português decora como eles têm o cabelo, o carro que conduziam, mas o enredo, o nome dos actores e do filme, isso não. Nomes de jogadores sim, nomes de actores de filmes não.
Não jogou no Sporting, no Porto, no Belenenses, nem foi transferido para o Benfica. É só… aquele… do cabelo assim.

Já imaginaram se o indivíduo que faz os relatos percebesse tanto de futebol como a maioria daqueles que vê os jogos percebe de cinema?

- E a bola vai nos pés daquele que tem o cabelo loiro. Passa para o outro que anda num Mercedes, atrasa para o moreno, aquele que entrou naquela equipa que… aquela que ganho o ano passado. Dribla e chuta, mas houve um que defendeu, é o… aquele que andava com… que saiu do… esse… o guarda-redes.

"Tudo de repente é oco -
Mesmo o meu estar a pensar.
Tudo - eu e o mundo em redor -
Fica mais que exterior."

5 comentários:

Ci Dream disse...

Ca medo...uma chuva dessas deve fazer uma dor de cabeça...eh eh

beijo ping pong...:P

Ricardo Tomé disse...

muito bom. é um bom medo de se ver a coisa sem duvida. ate porque ja dei por mim a ver o pierce brosnan de lingerie a fazer-me a danca do ventre porque num fim de semana deram os seus 4 filmes. eu ate gostei mas foi, de facto, assustador

Nanny disse...

LOL

Continuas meio-desaparafusado, já percebi... :P

Eu também sou daquelas que não me lembro do nome de nenhum actor, nem jogador de futebol... se fizesse um relato ainda seria pior que esse que descreves, nem sei que carros conduzem, nem com quem andam... :P

Filmes repetidos?? Isso já é velho, pá!
Antes do ano 2000 já a RTP tinha repetido o Páteo das Cantigas 5000 vezes... pensas que é alguma inovação? Isso já vem do milénio passado... ehehehe

Beijocas, rapaz

Rp disse...

Atenção.. A Blogue dos Manteigas passou opor aqui!!
Chamem a TVI... a SIC.. Que orgulho...
Se o blogue dos Manteigas passasse pelo Rei de Paus fazia uma festa de 5 dias... Como os casamentos ciganos! Que sorte a tua pong...

Rp disse...

Fiquei tentado e deixei uma msg no blog dos manteigas.. vamos lá a ver se aceitam! Deve ser um orgulho para eles a Realeza "passar" pelo blog deles... Eu fazia uma festa de 5 dias... Como os funerais não sei de qual relegião..